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Maratona MUDE aponta maturidade do design brasileiro de calçados
2/outubro/2015 por Gabriela Loeblein

Lembram que disse que iria na Maratona MUDE, evento com o objetivo de resgatar e disseminar a cultura do design autoral no segmento? Pois o evento foi um sucesso! Participei das palestras e estão todos de parabéns! Realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) a iniciativa ocorreu no último final de semana (dias 25 e 26 de setembro), no BarraShoppingSul, em Porto Alegre.

A Maratona contou com a Batalha Criativa: quatro equipes desenvolvendo uma coleção de calçados. A equipe vencedora foi a de cor rosa, que soube alinhar design arrojado e autoral com funcionalidade. Composta por Miriam Magalhães, Anderson Soares, José Dilceu dos Santos e Denise Maders, a equipe Rosa desenvolveu três protótipos de calçados femininos nas 24 horas de competição levando em consideração o orgulho de ser brasileiro com uma coleção inspirada na música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento.

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Equipe rosa vencedora e as peças desenvolvidas

A coleção vencedora homenageou três grandes mulheres brasileiras: Tomie Ohtake – artista plástica japonesa que foi naturalizada brasileira e tem o minimalismo como referência; Gisele Bündchen – modelo brasileira símbolo de beleza; e Zica Assis – fundadora do Instituto Beleza Natural e símbolo de coragem e atitude. Cansados e emocionados, os vencedores, que levaram para casa premiação de R$ 20 mil e troféu, agradeceram a oportunidade.

Despertar
Para o mentor da segunda edição da Maratona MUDE, o estilista João Pimenta, a indústria calçadista precisa “acordar para a criatividade”, despertar que tem como aliado eventos como a Maratona MUDE. “Não tenho como expressar o quanto absorvi durante a Maratona. Vou levar o que aprendi aqui para a minha vida”, destacou o criativo. Segundo ele, o evento cumpriu com a missão de mostrar a complexidade da produção de um calçado e também a de valorizar não somente o criativo, mas o montador, o funcionário que “coloca a mão na massa” no chão de fábrica. “Meu desejo é que este evento cresça e que tome o País. Precisamos da Maratona MUDE”, discursou Pimenta, ressaltando que todas as equipes foram vencedoras.

Palestras
Além das 24 horas ininterruptas de competição entre as quatro equipes selecionadas para a Batalha Criativa, o evento contou oficinas criativas e uma maratona de conteúdo no dia 26. Neste dia estive acompanhando os bate-papos e adorei!

Cláudia Narciso, diretora geral da Arezzo&Co, abriu o circuito de palestras falando sobre sua experiência no mundo da moda e ressaltando a importância da criação de coleções criativas e ao mesmo tempo comerciais.

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Fernanda Yamamoto e Helen Rödel

Na sequência, a palestra do apresentador do programa GNT Fashion, Caio Braz tratou de storytelling e destacou a importância da simplificação dos processos para uma comunicação eficaz com o público-alvo. Segundo ele, que possui marca homônima voltada ao mercado masculino, o sucesso da empresa está relacionado diretamente à assertividade em uma relação que leve em consideração informação, conteúdo, publicidade e entretenimento. “Estamos redefinindo os papéis na sociedade e isso precisa ser entendido pelas marcas. Vejo grandes grifes voltadas para o público jovem falando o que não queremos ouvir”, apontou o jovem profissional de 28 anos.

Encerrando a manhã de palestras, a estilista Isabela Capetto ressaltou a importância de uma indústria sustentável e que tenha a paixão pela atividade como força motriz.

Moda
A parte da tarde do dia 26 foi dedicada à moda e à criatividade. Com palestras de Cristian Resende, diretor do Cartel 011 – plataforma que une cultura e consumo em São Paulo; da renomada estilista Fernanda Yamamoto, que falou sobre aspectos do processo criativo e a importância de o profissional seguir suas verdades e instintos; e da designer gaúcha Helen Rödel, que falou sobre sua marca homônima e a produção artesanal por meio do crochê. O evento encerrou com um bate-papo entre empreendedores das marcas Ocksa, Ciao Mao e Perky Shoes.

A programação da Maratona contou ainda com mostras de design e o MUDE Talks, iniciativa que trouxe profissionais do Istituto Europeo di Design (IED) para palestras com os participantes. A Maratona MUDE contou ainda com mostras de design, exposições de foi uma promoção da Abicalçados e Apex-Brasil patrocinada pela Francal Feiras, Grupo Couromoda e Colorgraf.

Estrutura
A fábrica modelo e a materioteca foram espaços integrados à arena e ao lounge. Neste espaço que as quatro equipes tiveram acesso às máquinas para produzirem as suas coleções e também os acessórios para calçados.

O conceito de “live design” também foi bastante explorado. Um grande mural com ilustração feita por Denise Carrion especialmente para o evento foi um convite a abrir a mente, colorir e completar a gravura. Quem passou pela Maratona MUDE, ainda pode customizar calçados, deixá-los com a sua cara e fazer uma boa ação, já que os pares serão doados para uma instituição social.

Amei o evento e o convite! Que venha o próximo!

FOTOS: Setti Criadores/Divulgação

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