Magenta Yellow Cyan
Facebook Canal da Moda Twitter Canal da Moda
A moda “feita à mão” na 2ª edição da Maratona MUDE
22/setembro/2015 por Gabriela Loeblein

Vem aí a 2ª edição da Maratona MUDE. O evento, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) nos dias 25 e 26 de setembro, está recheado de atrações. Além da grande Batalha Criativa, que será realizada em área central do BarraShoppingSul, em Porto Alegre-RS, está programado um dia inteiro de palestras, mostras de design e atrações interativas. Quem vai? o/o/

Uma das atrações confirmadas é a designer Helen Rödel. Eleita pela segunda vez uma das 100 designers independentes mais inovadoras do mundo, a gaúcha pretende falar sobre a criação da marca homônima e o desafio de conviver em meio aos “gigantes da moda”.

1

Helen Rödel e Isabela Capeto são algumas das palestrantes

Adepta do design feito à mão por meio da técnica do crochê, Helen ressalta o aspecto social da técnica, já que ela será ensinada em um projeto específico, inicialmente, para artesãos da região metropolitana da capital gaúcha, depois para o Brasil.

“Temos uma nação de artesãos no Brasil, que precisam da técnica adequada na produção. Para ensinar essa técnica é que criamos o projeto, que reúne dez artesãos, dois assistentes da marca e pedagogos”, conta, acrescentando que o projeto está em fase de mapeamento para a identificação de núcleos de artesãos. A prática, segundo ela, deve ocorrer a partir de fevereiro de 2016.

Palestra
Apesar do assunto da palestra ser amplo e da alta interatividade, o que torna a conversa ainda mais imprevisível, Helen destaca que o grande mote da exposição será sobre a dificuldade de se conviver com uma pequena marca de moda em meio a conglomerados industriais. “Precisamos de produtos inovadores, olhar para dentro e trazer ofertas realmente genuínas”, afirma.

A marca

Criada em 2013, a jovem marca de produtos é trabalhada de forma on-line – www.helenrodel.com.br – e também em pontos de lojas em Porto Alegre e até em Florença, na Itália. “Trabalhar no formato on-line confere humanidade à marca, nos possibilita conhecer melhor as pessoas”, comenta Helen. Segundo ela, em novembro a nova coleção, com acessórios e vestidos de festa estará disponível para venda.

Nomes
Além de Helen, no dia 26, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, palestram nomes como Caio Braz – apresentador do GNT Fashion -; as estilistas Isabela Capeto e Fernanda Yamamoto; a diretora de P&D da Arezzo, Cláudia Narciso; e o diretor da Cartel 011, Cristian Resende.

Os ingressos para as palestras custam R$ 80 para o público em geral e R$ 40 para estudantes e associados da Abicalçados. Os valores listados serão acrescidos com a taxa de administração do serviço de venda on-line. Os ingressos para as oficinas de criação, que acontecem no dia 25 durante a Batalha, também estão à venda no sitewww.maratonamude.com.br.

A Maratona MUDE é uma realização da Abicalçados e da Apex-Brasil, com patrocínio da Francal Feiras, Grupo Couromoda e Colograf.

Programação – 25 de setembro

8h30 – Credenciamento
9h – Início da Batalha Criativa e Abertura das Oficinas
9h30 – Oficina de MARCA E CUSTOMIZAÇÃO by VINCISHOES
9h30 – Oficina FAÇA SEU TÊNIS by USTHEMP
9h30 – Oficina de CRIAÇÃO by ASSINTECAL E SEBRAE
12h30 – Intervalo
14h30 – Oficina de CÁPSULA DA CRIATIVIDADE by SETTI CRIADORES
14h30 – Oficina de PESQUISA & TENDÊNCIAS by USEFASHION
20h – Encerramento

Programação de palestras – 26 de setembro

8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Palestra com Claudia Narciso
10h30- Palestra com Caio Braz
11h30 – Palestra com Isabela Capeto
12h30 – Intervalo
13h30 – Defesa – Apresentações das Equipes Batalha Criativa
14h30 – Palestra com Cristian Resende
15h30 – Palestra com Fernanda Yamamoto
16h30 – Palestra com Helen Rödel
17h30 – Bate Papo Empreendedores da Moda – Ocksa + Ciao Mao + Perky Shoes
19h – Anúncio de Vencedores da Batalha Criativa
20h – Encerramento

Programação Mude Talks – 26 de setembro

10h – MUDE TALK: A importância do Retail Design no projeto da loja – Cintia Lie Matuzawa
14h30 – MUDE TALK: Case The Final Test – Olympikus – Paulo Mündel
16h30 – MUDE TALK: Transversalidade, Conectividade & Tendências – Meline Moumdjian
18h30 – MUDE TALK: Cultura de Moda e Inovação – Andreia Schmidt Passos

Deixe um comentário

Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.